Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Construindo Pontes Culturais na Saúde: Guia de Enfermagem para o Cuidado Oncológico em Populações Indígenas Amazônicas

      

      

 

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Construindo Pontes Culturais na Saúde: Guia de Enfermagem para o Cuidado Oncológico em Populações Indígenas Amazônicas

  • Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 08h43
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 08h43

Este guia tem como objetivo principal nortear as ações de enfermagem para a assistência junto às populações indígenas com câncer a partir das experiências coletadas junto aos técnicos e aos enfermeiros de uma instituição referência em oncologia do estado do Amazonas.
Ademais, apresenta-se como precursor de futuras iniciativas necessárias para o desenvolvimento de uma atenção diferenciada pautada em práticas interculturais. Ele não esgota todas as necessidades apresentada pelos profissionais e tão pouco busca eximir todas as dúvidas e dificuldades oriundas de atividades assistenciais direcionadas às populações indígenas.
A grandiosidade das populações indígenas no contexto Amazônico revela inúmeros conhecimentos no âmbito cultural, envolvendo concepções de saúde e de doença, diversidade etnológica, ritualística e social. Trata-se de populações com características únicas, carregadas de histórias, saberes e hábitos singulares. Desta forma, buscou-se estruturar o Guia a partir das concepções de técnicos e enfermeiros em conjunto com a teoria Transcultural de Madeleine Leininger.
Este produto tecno-tecnológico é resultado da dissertação intitulada “Cuidado equânime a populações indígenas com câncer no contexto amazônico: desenvolvimento de um guia de cuidados para a enfermagem”, do programa de Mestrado Profissional em Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas, do acordo CAPES-COFEN.

Clique aqui e baixe Cuidados à população indígena com câncer: Um guia para a enfermagem no contexto amazônico

registrado em:
Fim do conteúdo da página