Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Worshop Internacional aborda o Enfrentamento das infecções em Cesarianas na Amazônia

Últimas notícias

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h10
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h10

No dia 25/10/23 o Programa de Pós-Graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da Escola de Enfermagem de Manaus em parceria com a Escola de Enfermagem da USP, Nottinghan University /UK do Reino Unido e a Universidade Estadual do Amazonas realizou o Workshop Internacional de Enfrentamento dos condicionantes de Infecções do sítio Cirúrgico em parto cesariano: a perspectiva dos gestores e profissionais de saúde.

A Professora Adriana Malheiro – Pró-Reitora de Pós-Graduação/UFAM, fez abertura da oficina e na sequência a Profa. Dra. Lislaine Aparecida Fracolli – EEUSP- conduziu o workshop e apresentou o Global Challenges Research Funding - GCRF. A Profa. Dra. Maria Clara Padoveze – EEUSP apresentou o problema da Infecção do sítio Cirúrgico de Cesaria no Estado de São Paulo. A Enfermeira Evellyn Campelo - Fundação de Vigilância em Saúde FVS/AM- apresentou o contexto da prevenção de infecções no Amazonas e o prof.Dr. Stephen Timmons – Nottinghan University /UK – discorreu sobre as experiências de pesquisas de implementação no Reino Unido como estratégia de aproximar academia e serviço para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

As infecções do sítio cirúrgico em parto cesariano são problemas de saúde que afetam um número expressivo de mulheres em todo país, com incidência variando de 5 a 19%, segundo a literatura e trata-se de um agravo com alto potencial de prevenção.
O objetivo do workshop foi discutir possibilidades de estudos visando subsidiar estratégias para o enfrentamento do problema no contexto amazônico.

Estiveram presentes os Coordenadores dos programas Saúde da mulher no Estado e Município de Manaus, Diretores de maternidades, gerentes de enfermagem e coordenadores das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar – CCIHH das maternidades. Também estive presente o Coordenador Estadual do projeto TELEPNAR - Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas. O evento aconteceu na Escola de Enfermagem de Manaus.+

registrado em: